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Programa do Curso
Compreendermo-nos a nós próprios e aos outros
- Compreender que quando pedimos aos outros para participarem numa reunião estamos a impor-lhes a nossa lista de prioridades
- O que é que nos leva a comportarmo-nos como nos comportamos?
- Estamos conscientes de como o nosso comportamento afecta os outros: eles respondem sempre da forma que queremos e da forma que deveriam? Se não, porque não...?
O processo de gestão das reuniões
- Porque é que uma reunião é necessária; quais são as alternativas; alguma das alternativas é preferível?
- O processo de convocação, gestão e preparação das reuniões:
- Criar uma ordem de trabalhos pertinente que inclua os objectivos da reunião, o(s) assunto(s) a tratar e os horários sugeridos
- Convidar apenas as pessoas certas - e mais ninguém
- Gerir a reunião: permitir apenas contribuições relevantes (mas ter o cuidado de distinguir entre relevantes e irrelevantes); respeitar a ordem de trabalhos; respeitar o tempo
- Criar resultados: não necessariamente actas detalhadas, mas, pelo menos, pontos de ação
- Organizar reunião(ões) de seguimento
Participação nas reuniões
- Tenho de participar em todas as reuniões para as quais sou convidado?
- Como é que decido se devo (ou não) participar nas reuniões?
- Que justificações tenho para me recusar a participar?
- Que outras coisas posso fazer durante uma reunião relacionadas com os participantes, o assunto que está a ser discutido e os horários?
Outras questões de eficiência pessoal e de tempo Management
- Definição de objectivos - pessoais e profissionais - e cumprimento dos mesmos
- Definição de prioridades no trabalho
- Como é que decido o que precisa de ser feito?
- Como é que dou prioridade a essas actividades?
- Tempo imposto pelos funcionários: os meus funcionários e colegas estão a trabalhar para mim ou eu estou a trabalhar para eles...?
- Bandidos do tempo: o que mais me rouba tempo e o que posso fazer?
- E-mails
- Chamadas telefónicas
- Interrupções não planeadas
- Actividades de substituição: procrastinação...
- Outras coisas...
- Delegação efectiva
- Assertiveness: procurar um compromisso; aprender a dizer "não" de forma eficaz
7 Horas