Programa do Curso

1. Communication e cooperação

  • Communication - o que é o estilo de comunicação e por que razão é importante para comunicar eficazmente os objectivos, motivar e interagir com a equipa e os colegas
  • Componentes de uma comunicação eficaz
  • Comunicação eficaz - ferramentas e técnicas

2. O "chefe" moderno - modelos de cooperação com a equipa e auto-organização da equipa

  • se as pessoas "quiserem fazê-lo", toda a equipa tem boas hipóteses
    trabalho
  • "vontade" de tomar decisões de forma autónoma
  • vamos apontar para um objetivo
  • que as pessoas querem uma coisa e podem fazer outra
  • apoio à auto-organização eficaz da equipa como um sistema
  • aprender através da experiência

4. Communication - noções básicas:

  • princípios de uma comunicação eficaz,
  • estilo de liderança e reacções,
  • comunicação pró-ativa
  • barreiras e perturbações,
  • feedback
  • ferramentas e técnicas para uma comunicação eficaz.

5. Papéis e estilos de comunicação:

  • diagnóstico e identificação dos papéis e estilos de comunicação preferidos
  • comunicação efectiva entre papéis e estilos de comunicação,
  • cores na comunicação - a base para uma cooperação efectiva

6. Conflitos:

  • problemas e conflitos - caraterísticas e causas potenciais,
  • "Espiral do conflito",
  • resolução efectiva de problemas e conflitos

7. Communication com o ambiente:

  • processo de comunicação,
  • plano de comunicação,
  • gestão da informação,
  • comunicação com o meio ambiente,
  • Parceria e cooperação na organização - modelo SRMM
  • Níveis do modelo de maturidade
    - Espontaneidade (Ad hoc)
    - Procedimentos (Procedural)
    - Relacional
    - Cooperação integrada (Intergated)
    - Previsibilidade e previsão (Predictive)
  • Com quem é que eu coopero?
    - Identificação dos parceiros
    - Mapeamento das interações com os Parceiros
    - Planos de melhoria

7. Resumo - boas e más práticas

Requisitos

A formação é concebida como interactiva, com a participação dos participantes a atingir mais de 80% do tempo. Cada sessão segue uma dinâmica semelhante: um exercício de abertura a novos hábitos (sensibilização), uma mini-palestra sobre técnicas (conhecimento), prática de novas tácticas e técnicas (competência). Após o encerramento de cada sessão, os participantes recebem materiais de apoio relacionados com a sessão discutida. O material prático é resumido com mini palestras que fornecem fundamentos teóricos e explicam os mecanismos psicológicos básicos que os participantes experimentam enquanto trabalham na sala de treino.

 14 Horas

Declaração de Clientes (4)

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