Programa do Curso
1. Communication e cooperação
- Communication - o que é o estilo de comunicação e por que razão é importante para comunicar eficazmente os objectivos, motivar e interagir com a equipa e os colegas
- Componentes de uma comunicação eficaz
- Comunicação eficaz - ferramentas e técnicas
2. O "chefe" moderno - modelos de cooperação com a equipa e auto-organização da equipa
- se as pessoas "quiserem fazê-lo", toda a equipa tem boas hipóteses
trabalho - "vontade" de tomar decisões de forma autónoma
- vamos apontar para um objetivo
- que as pessoas querem uma coisa e podem fazer outra
- apoio à auto-organização eficaz da equipa como um sistema
- aprender através da experiência
4. Communication - noções básicas:
- princípios de uma comunicação eficaz,
- estilo de liderança e reacções,
- comunicação pró-ativa
- barreiras e perturbações,
- feedback
- ferramentas e técnicas para uma comunicação eficaz.
5. Papéis e estilos de comunicação:
- diagnóstico e identificação dos papéis e estilos de comunicação preferidos
- comunicação efectiva entre papéis e estilos de comunicação,
- cores na comunicação - a base para uma cooperação efectiva
6. Conflitos:
- problemas e conflitos - caraterísticas e causas potenciais,
- "Espiral do conflito",
- resolução efectiva de problemas e conflitos
7. Communication com o ambiente:
- processo de comunicação,
- plano de comunicação,
- gestão da informação,
- comunicação com o meio ambiente,
- Parceria e cooperação na organização - modelo SRMM
- Níveis do modelo de maturidade
- Espontaneidade (Ad hoc)
- Procedimentos (Procedural)
- Relacional
- Cooperação integrada (Intergated)
- Previsibilidade e previsão (Predictive) - Com quem é que eu coopero?
- Identificação dos parceiros
- Mapeamento das interações com os Parceiros
- Planos de melhoria
7. Resumo - boas e más práticas
Requisitos
A formação é concebida como interactiva, com a participação dos participantes a atingir mais de 80% do tempo. Cada sessão segue uma dinâmica semelhante: um exercício de abertura a novos hábitos (sensibilização), uma mini-palestra sobre técnicas (conhecimento), prática de novas tácticas e técnicas (competência). Após o encerramento de cada sessão, os participantes recebem materiais de apoio relacionados com a sessão discutida. O material prático é resumido com mini palestras que fornecem fundamentos teóricos e explicam os mecanismos psicológicos básicos que os participantes experimentam enquanto trabalham na sala de treino.
Declaração de Clientes (4)
Explains well the topic.
Gilbert Pineda - Quartzelec Ltd (Philippines Branch)
Curso - Leadership 101
Clearly explained theory combined with trainer enthusiastically recounting his past experience, making the concepts much more relatable / memorable. Friendly and passionate trainer.
Jacob Tan - Singapore Management University
Curso - Leadership Development for Engineers
Info about RPA, AI and IoT.
Jubilee Petil - Accenture Inc.
Curso - Digital Transformation: Disrupting the Common Delivery of the Common Business Landscape
I generally was benefit from the interaction and flexibility.