Programa do Curso

Introdução ao Quadro Geral dos Contratos Públicos

  • Panorama dos concursos públicos e definições fundamentais
  • Princípios fundamentais e quadro regulamentar
  • Papéis e obrigações dos principais actores
  • Fases do processo de concurso

Compreender os tipos de contratos

  • Procedimentos e limiares dos contratos públicos
  • Adjudicação e execução dos contratos
  • Compreender os loteamentos

Observação do concurso

  • Definição dos critérios de seleção (viabilidade, rentabilidade)
  • Panorama dos meios e plataformas de publicação
  • Decifrar os anúncios de concurso
  • Criação de sistemas de controlo automatizados

Ler e compreender as cláusulas

  • Análise exaustiva do Dossier de Consulta das Empresas (DCE)
  • Identificação das cláusulas contratuais (técnicas e administrativas)
  • Abordagem dos factores de risco e elementos técnicos adicionais, como visitas ao local ou fornecimento de amostras
  • Critérios de avaliação das propostas e coeficientes de correção
  • Pedido de informações e obtenção de esclarecimentos antes dos prazos de apresentação
  • Preparação e obtenção de uma cópia de segurança

Preparação da resposta administrativa (candidatura)

  • Visão geral dos documentos necessários (por exemplo, DC1, DC2, atestados, formulário DUME)
  • Cumprimento dos regulamentos específicos do mercado
  • Gestão de subcontratantes e prova de qualificações

Redação do resumo técnico

  • Elementos-chave de um resumo técnico sólido: organização, metodologia e recursos
  • Técnicas para realçar os pontos fortes e as capacidades da empresa

Elaboração da proposta financeira

  • Identificar as instruções de preços nas cláusulas contratuais
  • Preparar a proposta financeira: calcular os custos diretos/indirectos, as margens e o preço de custo
  • Preenchimento do ato de compromisso

Apresentação de propostas

  • Guia passo-a-passo para a apresentação de propostas
  • Certificados Electronic e controlos de conformidade
  • Tratamento das notificações de adjudicação e das rejeições

Resumo e próximos passos

Requisitos

  • Conhecimentos básicos de informática

Público

  • Gestores
  • Diretores
  • Assistentes de vendas
  • Representantes comerciais
  • Gestores de concursos
  • Gestores de projectos
 14 Horas

Declaração de Clientes (2)

Próximas Formações Provisórias

Categorias Relacionadas