Programa do Curso

Módulo 1

  • Análise das propostas de Empréstimo Pessoal
    • Que informações nos devem fornecer os clientes?
    • Que informações adicionais devem os clientes fornecer-nos?
    • Como é que analisamos essas informações para verificar a sua autenticidade?
  • CAMPARI como mnemónica para a análise das propostas de empréstimo pessoal
    • Carácter: o que sabemos sobre o cliente - por exemplo, o seu historial no banco e o seu historial de empréstimos anteriores
    • Capacidade: de onde vêm os reembolsos - que dinheiro "livre" tem o cliente para financiar o reembolso do empréstimo?
    • Margem: qual é a taxa de juro correta para o empréstimo - trata-se da "renda" que estamos a pedir ao cliente para pagar pelo nosso dinheiro e que reflectirá o grau de risco adequado
    • Objetivo: para que é que o cliente pretende o empréstimo - está a comprar/financiar uma compra que é aceitável para o banco e o período de reembolso é adequado para este tipo de compra?
    • Montante: quanto é que o cliente pretende pedir emprestado - está a contribuir com alguma coisa para os preços de compra ou o banco está a pedir para emprestar 100%?
    • Reembolso: qual é o plano de reembolso - o cliente será capaz de manter estes pagamentos durante o período do empréstimo?
    • Seguro: que garantia (colateral) se espera que seja oferecida - quão fácil será prefeccionar esta garantia para dar ao banco o "seguro" que pretende?

Módulo 2

Interação entre o mutuante e o cliente

  • Compreender os comportamentos
    • Como é que o nosso comportamento é desenvolvido por interações anteriores (dentro e fora do banco)?
    • Como é que o comportamento do nosso cliente é também desenvolvido por muitas interações
    • Como podemos garantir que compreendemos os comportamentos dos clientes e, tão importante quanto isso, que eles compreendem os nossos...?
  • Eficaz Communication
    • O que queremos dizer com Eficaz Communication?
    • Como é que a eficácia Communication é afetada pelas primeiras impressões?
    • Como é que a eficácia Communication é afetada pelos diferentes modos de comunicação: cara a cara / áudio / e-mail / etc.?
  • Construir (e manter) uma relação
    • Compreender a Inteligência Emocional na construção (e manutenção) de relações com os clientes - e, por coincidência, com os colegas...
    • Utilizar os 5 passos de Goleman para a Inteligência Emocional nas interações com os clientes
      • Auto-conhecimento
      • Auto-Management
      • Motivação
      • Empatia
      • Competências sociais
    • Os níveis de rapport - e como os alcançamos
    • O modelo de comunicação de Berna - e a sua ligação ao rapport
  • Técnicas de entrevista
    • Obter a informação correta
    • Verificar a exatidão dessas informações nos debates
    • Contestar ambiguidades (ou informações que pareçam incorrectas)
    • Pedir alternativas / Oferecer alternativas
    • Técnicas de escuta efectiva

Módulo 3

  • Tomar a decisão
    • Como é que chegamos à decisão correta?
    • Equilibrar os "prós" e os "contras"
    • Reanalisar a informação CAMPARI e depois...
  • Estruturar o empréstimo
    • Configurar o empréstimo para atingir a "forma" óptima do empréstimo:
      • Óptima para o banco
      • Óptima para o cliente
    • Criar os documentos adequados e assiná-los antes de adiantar o dinheiro...
  • Seguro
    • Que garantia é que o banco considera adequada para este empréstimo?
    • O banco está disposto a conceder um empréstimo sem garantias?
      • Por que não...?
    • Que garantias é que o cliente tem para oferecer?
    • Como é que o banco aperfeiçoa a garantia para assegurar que está devidamente protegido em caso de incumprimento?
  • ...e ser reembolsado!
    • Estabelecer o processo de controlo adequado para o empréstimo, a fim de garantir que o reembolso seja sempre (o mais próximo possível) conforme o calendário previsto
    • Que medidas devemos tomar se o reembolso se desviar do calendário acordado
      • Em que fase é que começamos a preocupar-nos...?

Módulo 4

  • Monitorização da carteira de empréstimos
    • Que processos de monitorização regular devem ser implementados pelo banco em toda a carteira de empréstimos?
    • Quais são os sinais de alerta precoce que o banco deve procurar?
    • Em que fase é que estes sinais de alerta precoce significam efetivamente que o empréstimo (ou empréstimos!) está fora de serviço?
  • Interações com os clientes (revisitado)
    • Como é que o banco comunica com o cliente agora que o empréstimo não está a funcionar como acordado (e esperado!)?
    • Como é que esse processo de comunicação deve mudar em relação à comunicação inicial quando o empréstimo estava a ser discutido?
    • Técnicas de entrevista revistas
  • Competências de negociação
    • Quais são os passos necessários para "negociar" com o cliente de modo a obter a melhor solução possível - tanto para o cliente como para o banco...?
    • Compreender os IVCs (Inexpensive Valuable Concessions) e WAPs (Walk Away Positions) disponíveis para o banco chegar a um acordo

Módulo 5

  • Dívidas incobráveis e duvidosas
    • Como é que o banco decide que um empréstimo é "mau"?
    • Quais são os passos necessários agora para tentar obter o reembolso?
    • O que é que mudou agora com a informação da avaliação CAMPARI original?
    • Qual é a avaliação CAMPARI atual?
      • Como pode o banco aprender com avaliações anteriores que, em retrospetiva, se revelaram incorrectas?
    • Como é que o banco deve reescalonar o contrato de empréstimo?
    • Quando é que o banco deve começar a executar a sua garantia?
    • Quais são os recursos legais de que o banco dispõe para "obrigar" o cliente a reembolsar...?

(Opcional) Módulo 6

O curso também pode incluir a análise e a tomada de decisões para empréstimos a pequenas empresas - para comerciantes individuais, parcerias e entidades não constituídas em sociedade

  • Incluindo a avaliação das fontes mais tradicionais de informação financeira através de balanços, contas de ganhos e perdas e previsões financeiras
 21 Horas

Declaração de Clientes (7)

Próximas Formações Provisórias

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