Programa do Curso

1. introdução às questões da comunicação

  • o processo de comunicação e as suas etapas
  • importância da comunicação verbal e não verbal
  • técnicas e instrumentos para uma comunicação eficaz.
  • Comunicação direta versus comunicação através dos meios de comunicação: telefone, correio eletrónico, mensagens instantâneas.

Princípios de comunicação eficaz como elemento essencial para uma comunicação eficaz numa organização

  • autoanálise do próprio estilo de comunicação
  • erros de comunicação, sua correção e prevenção
  • barreiras à comunicação
  • fases de criação do contacto interpessoal

3. condução eficaz de conversas

  • moldar a própria imagem no papel de emissor e de recetor de uma mensagem
  • responder assertivamente a objecções, críticas e elogios
  • reconhecer e evitar barreiras à comunicação, a escuta ativa como ferramenta para uma comunicação eficaz  reconhecer e lidar com factores que interferem com a escuta e a compreensão das afirmações
  • arte de questionar
  • mecanismos psicológicos e técnicas de exercício de influência

4 Aspectos interculturais da comunicação

  • noções básicas de proximidade - distância na comunicação
  • Formulação de mensagens na comunicação intercultural
  • auto-expressão e perceção intercultural
  • leitura cultural das mensagens
  • atitudes culturais na comunicação e negociação quotidianas
  • tomada de decisões culturais

5 Princípios básicos da comunicação intercultural

  • culturas orientadas para o contacto
  • culturas orientadas para as regras
  • culturas pró-parceiro e pró-transação
  • culturas cerimoniais e não cerimoniais
  • culturas monocromáticas e policromáticas
  • Será que "a" significa sempre "a"? -pressupostos ocultos e expectativas tácitas na comunicação com os representantes das respectivas culturas

6 "Manual do empreiteiro" - o que fazer, o que não fazer e os "faux pas" totais

  • Culturas da Europa Ocidental (Alemanha, França, Itália)
  • Culturas da antiga URSS
  • Cultura americana

7 Resumo

Requisitos

O curso é de carácter geral e a sua participação não exige conhecimentos especializados

 14 Horas

Declaração de Clientes (1)

Próximas Formações Provisórias

Categorias Relacionadas